A Asdoor nasceu da garra e empreendedorismo de mineiros do interior das gerais.
No mundo, sempre existiram homens à frente de seu tempo. Embora em número escasso, sempre fizeram grande diferença e influenciaram os acontecimentos de sua época.
Exemplos de homens desta envergadura, idealizadores e grande incentivadores da mídia exterior em todo interior do estado das Minas Gerais, não nos faltam De suas garras e trabalho, nasceu uma associação forte, não só pela representatividade de que é dotada, mas sobretudo pelo trabalho precursor e incansável daqueles que antes que a associação existisse já trabalhavma incansavelmente em seu favor, aglutinando forças de empresas pioneiras em todo estado, prestigiando-as e abrindo mercado para as referidas na capital do estado, junto aos anunciantes e agências, hávidos por promover a interiorização da propaganda de mídia exterior, também para o interior.
Da sinergia conjugada destas ações incansáveis, nasceram primeiro as empresas de representação de veículos do interior. Daí para uma atitude de desprendimento e coragem de nosso primeiro presidente e fundador, foi um pulo. No dia 11 de Setembro de 2001, teve lugar o primeiro encontro destinado à fundação de uma associação que trouxesse prestígio e agregasse valor aos exibidores de outdoor e similares do interior do estado de Minas Gerais. Nascia a Asdoor, que teve a natural e espontânea aceitação de grande número de empresas, as quais se tornaram sócias fundadoras, sendo seguidas por outras tantas, hoje totalizando cerca de oitenta empresas, unidas em torno de um mesmo objetivo comum: "de coordenar e proteger a atividade da categoria econômica desenvolvida pelas Empresas de Outdoor e Similares, bem como de colaborar com o poder público e demais entidades, no sentido de desenvolver a solidariedade social e subordiná-la aos altos interesses nacionais".
Passados pouco mais de dois anos, a Asdoor já possuia sua sede bem estruturada e operante, localizada em ponto estratégico da capital mineira, onde além de servir de ponto de apoio para todos seus associados em visita ou de passagem por Belo Horizonte, possibilita que encontrem ali um ambiente propício para além dos negócios, interagir através de seus representantes e diretoria central da associação, junto ao mercado de mídia neste importante pólo de negócios, que é a capital mineira.
Dentre as principais ações da entidade Asdoor, destacam-se os encontros regionais, promovidos nas cidades que sediam cada uma de suas seis regionais e seccional, onde a integração, troca de experiência e fórum permanente de debates formam a tônica principal. Além disto, anualmente são promovidos encontros estaduais, reuniões de diretoria e "workshops", onde importantes decisões têm lugares permanentes.
Atualmente, frente a um mercado cada vez mais disputado, busca-se a ampliação da participação das empresas associadas no bolo publicitário do mercado de mídia exterior. Como estratégia deste objetivo, várias ações ao estilo de cada nova diretoria, onde a abertura e integração da associação para o mercado em geral e também a comunidade, de forma solidária e participativa, em geral, são prioridades. Outras diretorias e ações se seguirão ao longo do tempo, e o que se espera é que se faça jus à grande iniciativa que deu origem a este importante empreendimento.
Em 2008, por iniciativa da diretoria que respondia pela gestão 2007/2009, foram tomadas medidas para que através de uma consultoria inédita com o SEBRAE, fosse construído o primeiro planejamento estratégico da Asdoor, que a partir de 2009, começou a ser implementando, resultando em ações a níveis municipal, estadual e até federal, com avanços significativos para o seguimento, sendo um deles o reconhecimento pelo Governo do Estado de Minas Gerais, da Asdoor, como Entidade de Utilidade Pública no Estado de Minas Gerais.
Segue o sumário de informações resultantes do referido Planejamento Estratégico:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ASDOOR
NEGÓCIO
Representar os interesses das empresas de “Mídia out of home”;
MISSÃO
Promover o desenvolvimento das Atividades das empresas associadas, fortalecendo a mídia “Out of Home” com ética e responsabilidade sócio-ambiental a partir do Estado de Minas Gerais.
VISÃO
Ser uma associação referência no apoio e desenvolvimento das empresas do segmento de mídia “Out of Home” até 2010;
PRINCÍPIOS